Notícias
Técnico de Futebol: O que é preciso para virar um profissional no Brasil?
O técnico de futebol é uma das profissões mais lembradas no Brasil a cada final de semana, seja com admiração e elogios ou com críticas inflamadas.
Por lidar com uma grande paixão do brasileiro e por ser peça importante em um esporte milionário, esse profissional carrega uma alta dose de responsabilidade.
Não é fácil ser técnico, ao mesmo tempo que esse é justamente o desejo de muitas pessoas.
Mas como ele chegou lá? O que é preciso para se tornar um técnico de futebol? Quais são os passos a seguir em uma trajetória como a dele?
Se você se interessa pelo assunto, não deixe de conferir este conteúdo até o fim e saiba como transformar o sonho em realidade.
Estes são os tópicos sobre os quais você vai ler:
-
O que é um técnico de futebol?
-
E o que é comissão técnica de futebol?
-
-
O que um técnico de time faz?
-
Importância do treinamento técnico e tático de futebol
-
Vantagens da carreira de técnico de futebol
-
Quanto ganha um técnico de futebol no Brasil
-
O que é preciso para ser técnico de futebol?
-
Pré-requisitos
-
Habilidades
-
Dicas de sucesso na carreira
-
-
Curso de técnico de futebol profissional
-
Como virar técnico de futebol profissional com a CBF Academy.
Acompanhe até o final e boa leitura!
O que é um técnico de futebol?
Técnico de futebol é o profissional encarregado de comandar uma equipe em todas as suas atividades para que ela obtenha o melhor desempenho e resultados nas competições.
Ele é responsável pelo gerenciamento do grupo de jogadores que também ajuda a montar, fazendo isso em conjunto com a diretoria, com indicações de contratações.
O técnico ministra a maioria dos treinos, estabelecendo como deseja que o time atue.
Faz isso tanto em termos técnicos quanto táticos, definindo o esquema de jogo e as alternativas que podem ser preparadas, além de ensaiar algumas jogadas específicas e observar os adversários.
É o técnico ou a técnica quem escala o time para cada jogo, orienta os atletas e decide as substituições ao longo da partida, junto com sua comissão técnica.
Para tanto, recebe informações de diferentes áreas, como preparação física, fisiologia, medicina e logística.
O técnico está em constante contato com os dirigentes do clube para definir as diretrizes do trabalho no dia a dia.
E, de quebra, ainda responde a questionamentos da imprensa sobre o desempenho do time.
Aqui, cabe lembrar que, muitas vezes, o técnico é chamado de treinador - e muita gente tem dúvida se as palavras são sinônimas.
Em teoria, não, porque o treinador é quem dá treinos, e o técnico é o profissional que gerencia todos os aspectos de uma equipe.
Na prática, porém, o que se vê é que os dois termos são usados com o mesmo sentido, para designar a mesma pessoa.
E o que é comissão técnica de futebol?
A comissão técnica é o grupo de trabalho encabeçado pelo técnico.
A quantidade de integrantes varia de acordo com a estrutura, tamanho e condições financeiras do clube, ou se estamos falando de uma equipe profissional ou categorias de base.
Em um grande time profissional, a comissão pode ser bem numerosa.
Para começar, o técnico sempre conta com um auxiliar de sua confiança.
No dia a dia, o auxiliar técnico dá alguns treinos no campo e ajuda a orientar as atividades do time, principalmente quando há divisão de mais de um grupo.
Ele também pode comandar alguns treinamentos sozinho, enquanto o treinador fica à distância, fazendo observações.
O trabalho do auxiliar tem uma parte braçal, posicionando cones, distribuindo coletes e gritando orientações, e outra intelectual, de ajuda ao técnico na tomada de decisões, colaborando com opiniões e insights sempre que solicitado.
O auxiliar muitas vezes é encarregado também de observar times adversários e trazer relatórios para o técnico.
Nos grandes clubes, geralmente há mais de um auxiliar técnico: um ou dois que acompanham o treinador em todos os seus trabalhos, e outro de confiança do clube, integrante da chamada “comissão permanente”, que não é alterada pelas contratações e demissões de técnicos.
A comissão técnica conta com um treinador de goleiros, que foca especificamente nos trabalhos com os jogadores dessa posição, bem diferentes dos realizados pelos demais atletas, e também costuma ter um auxiliar.
Uma posição importantíssima na comissão técnica é a do preparador físico, responsável por todo o treinamento físico dos jogadores, com a missão de deixá-los na melhor forma possível.
Ele também conta com um ou mais auxiliares.
Os profissionais de preparação física são encarregados também de comandar os períodos de aquecimento, antes de treinos e jogos, e orientar os jogadores na recuperação após as atividades.
Recentemente, outras figuras têm sido acrescentadas à comissão técnica de grandes clubes.
Esse é o caso do analista de desempenho, responsável por levantar e apresentar dados de performance de cada jogador, com auxílio de vídeo e softwares.
O departamento médico é uma área muito próxima à comissão técnica.
Em alguns clubes menores, que só contam com um médico, é comum que esse profissional trabalhe junto com a comissão técnica - no caso, como mais um integrante.
O que um técnico de time faz?
Técnico de futebol é uma daquelas “profissões 24 horas”, sempre ligado a alguma atividade referente ao trabalho no clube.
No dia a dia, o técnico é o responsável por elaborar a programação da semana, ou seja, os horários de treinamentos e concentração para os jogos.
Depois, ele é quem ministra a maior parte dos treinamentos, como vimos anteriormente.
Costuma chegar ao clube bem antes dos jogadores e ir embora muito mais tarde.
Nos bastidores, faz o meio-campo com praticamente todas as áreas do clube, dando orientações desde o roupeiro até o cozinheiro, passando pelos responsáveis pela logística e viagens, entre outras.
O técnico está sempre em contato com a diretoria, tratando de questões relativas ao time, como a possibilidade de reforços e o planejamento dos próximos jogos e campeonatos.
O seu telefone não para: quando não são os dirigentes, são empresários de toda parte do mundo, ligando para oferecer jogadores que podem interessar, ou jornalistas querendo informações.
Após deixar a sede do clube, também não desliga.
A maioria dos técnicos assiste pela TV ao máximo de jogos possível, tanto para acompanhar possíveis adversários (ou seus jogadores no futuro) quanto para se manter atualizado com as mudanças no jogo pelo mundo.
Importância do treinamento técnico e tático de futebol
O jogo de futebol está em constante evolução e, cada vez mais, a figura do técnico ganha relevância.
É claro que o talento individual de alguns jogadores (e uma dose de sorte ou azar) acaba por definir o resultado de muitos jogos.
Porém, estes elementos estão gradualmente cedendo importância ao trabalho sistemático e eficiente de um técnico, especialmente em campeonatos longos.
Técnicos que extraem o melhor de seu grupo de jogadores, com um esquema tático que aproveita as suas habilidades, e uma filosofia de jogo absorvida e encampada por todos eles, são responsáveis por uma enorme parte do sucesso das suas equipes.
Além disso, são inúmeros os exemplos de jogos vencidos (ou perdidos) a partir de uma alteração tática ou troca de jogadores durante a partida.
As constantes transformações pelas quais o futebol passa exigem do treinador muita dedicação e estudo para desenvolver um bom trabalho, e isso tem sido reconhecido.
Vantagens da carreira de técnico de futebol
Se, por um lado, o técnico lida com uma pressão enorme por resultados, por outro, ele desfruta de uma série de benefícios.
Para começo de conversa, em clubes médios e grandes, eles são muito bem remunerados.
Perdem apenas para um ou outro jogador fora de série.
Além do aspecto financeiro, o cargo de treinador de futebol também envolve prestígio e reconhecimento.
É uma posição que pode abrir muitas portas na vida, apesar da instabilidade quando as coisas não vão muito bem.
Ainda que obedeça a certa hierarquia em relação aos dirigentes, o técnico ou técnica é responsável direto pela condução de um time de futebol, algo que envolve muita paixão e apelo popular.
Um profissional que faz uma campanha histórica em um time se torna ídolo eterno de uma torcida.
De quebra, o técnico de futebol convive com a mesma adrenalina competitiva que se tem dentro do campo, com a diferença de que a sua carreira pode ser muito mais longeva que a dos jogadores.
Para quem gosta de viajar e conhecer lugares e culturas diferentes, pelo menos, há ainda mais uma vantagem, que é a possibilidade de ser contratado por times em qualquer parte do Brasil e do mundo.
O técnico nunca sabe onde poderá estar trabalhando no próximo campeonato.
Quanto ganha um técnico de futebol no Brasil
Talvez um dos motivos pelos quais você esteja considerando se tornar um técnico de futebol sejam os altos salários.
Eles existem, mas é necessário fazer uma ressalva importante.
A realidade da grande massa de treinadores, principalmente nos estágios iniciais da carreira, ou no interior do país, ou militando em escolas e escolinhas de futebol, está distante do que se vê nos principais clubes do país.
Os 40 profissionais que comandam os times profissionais das Séries A e B do Brasileirão formam uma elite que não é nada fácil de alcançar.
Ou seja, não é realista para um iniciante mirar uma remuneração mensal de seis dígitos antes da vírgula, ainda que isso possa acontecer se você subir bastante na profissão.
O que não quer dizer que não seja possível obter uma renda suficiente para viver bem no Brasil, pelo contrário.
Vamos dar uma olhada em alguns dados do mercado.
De acordo com o site Salario.com.br, um técnico de futebol ganha em média R$ 8.503,15 no Brasil.
Já o Glassdoor informa uma média salarial de R$ 1.723.
O que é preciso para ser técnico de futebol?
Depois de ler tudo isso, você pode estar se perguntando: quais são os primeiros passos?
Apresentamos algumas informações sobre isso nos tópicos a seguir:
Pré-requisitos:
O principal pré-requisito para trabalhar como treinador no Brasil hoje em dia é obter as licenças da CBF.
Ainda neste texto, vamos trazer mais detalhes sobre elas.
Se você não tem experiência como jogador ou treinador profissional, é preciso fazer a graduação em Educação Física antes, pois é um dos requisitos para os primeiros cursos de habilitação, como veremos mais à frente.
Habilidades:
Obviamente, é necessário entender de futebol, e aqui não estamos falando no nível “conversa de bar”.
Conhecer os fundamentos do jogo e os seus aspectos táticos e técnicos é indispensável.
Um bom técnico, porém, precisa muito mais do que isso.
É fundamental trabalhar princípios de liderança, que serão necessários em qualquer estágio da profissão, principalmente para quem irá lidar com um grupo de profissionais famosos e bem remunerados.
Também é recomendável desenvolver capacidades de ensino, especialmente nas categorias de base e escolas de futebol.
Outras soft skills (habilidades comportamentais) desejáveis são: resiliência, capacidade de trabalhar sob pressão, boa comunicação e trabalho em equipe.
Dicas de sucesso na carreira
Em primeiro lugar, é preciso estudar - e estudar muito.
Dominar os aspectos do jogo, acompanhar as tendências, fazer cursos, acompanhar futebol, estar atualizado.
Afinal, o futebol está mudando a uma velocidade cada vez maior.
Outra dica é aprender a conviver com a pressão: pressão externa por resultados, interna por escalar certos jogadores, pressão dos jogadores que desejam uma vaga no time, enfim, pressão de todos os lados.
Uma prática recomendável ainda é a do networking.
No intenso mundo do futebol, bons relacionamentos são primordiais, tanto no nível profissional quanto no pessoal.
Além dos resultados de campo, é importante deixar uma boa impressão nos lugares por onde passar.
Curso de técnico de futebol profissional
O curso de técnico engloba uma série de aspectos diferentes do futebol, preparando o profissional para as mais diversas situações que ele enfrentará.
A Licença A da CBF, que é pré-requisito para trabalhar em equipes profissionais, envolve desde biomecânica até psicologia do esporte, passando por legislação, medicina esportiva, ética, relacionamento com a imprensa, entre outros assuntos.
Esse tipo de curso tem uma parte online e outra presencial, com muita prática de campo e observação.
São programas bem completos para quem quer se capacitar nesta área.
Como virar técnico de futebol profissional com a CBF Academy
A CBF Academy foi criada para aprimorar e qualificar os profissionais do Futebol, além de licenciá-los para a prática com as licenças e certificados da confederação.
Ou seja, o conteúdo é 100% aplicável na vida real.
Para trabalhar em escolas e escolinhas de futebol, é necessária a Licença C.
O interessado que não foi atleta ou treinador/professor de futebol precisa do curso de Educação Física para cursá-la.
Para atuar como treinador em categorias de base, é preciso ter a Licença B, para o qual o certificado da Licença C é o pré-requisito suficiente.
Para treinar times profissionais, é necessário obter a Licença A, que demanda a Licença B ou cinco anos de experiência como treinador principal.
Por fim, há a Licença PRO, cujas turmas são montadas por convite a alguns treinadores formados com a Licença A.
Além das licenças, a Escola Técnica da CBF Academy disponibiliza uma série de cursos abertos ao público sobre tópicos específicos, como Jogo Ofensivo ou Ferramentas de Análise de Desempenho, entre muitos outros.
Material de qualidade não falta para dar o pontapé inicial na sua carreira de técnico de futebol.
Agora é hora de escolher o que mais se encaixa aos seus objetivos e ir para cima!