CBF Academy
Entrar
CBF Academy Calendário
Home Notícias A Metamorfose do Marketing no Futebol

Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo CBF Academy, através de notícias, artigos, fotos, vídeos e muito mais!

Notícias

A Metamorfose do Marketing no Futebol

 

Com a chegada dos inúmeros novos streamings, redes sociais, apps e coisas que a gente nem entende, fica cada vez mais forte a pergunta de como vai ser vida dos fãs de esporte para ver seu time, seu ídolo e seu esporte favorito. Ou do outro lado, como as empresas vão fazer para encontrar modelos de negócio que façam sentido para pagar tão caro pelos grandes direitos.

A resposta é simples e complexa. Temos que ser muito ágeis para entender as mudanças contínuas do comportamento de consumo de esportes de todas gerações e saber que produto, que serviço, que conteúdo oferecer a cada um deles em cada ponto de contato. Só assim, seremos relevantes para consumidores e marcas e, só assim, encontraremos modelos de negócios que façam sentido para os grupos de mídia e para os fãs.

E esse conceito não é de hoje, apenas o desafio que é cada vez mais difícil. Em um texto que fiz em 2017, e reli esses dias, fiquei assustado de como nada mudou, em termos de conceito do desafio, e ao mesmo tempo, mudou tudo. As possíveis soluções de 2017 não fazem mais sentido agora. O desafio só aumentou. E ficou mais animado.

Lá eu já dizia que paralelamente ao crescimento vertiginoso do consumo de vídeos online, em formatos e plataformas novas e distintas surgiram consumidores ainda conectados e engajados que fizeram com que mudasse completamente a capacidade e a capilaridade das inovações. Isso deu um nó nas estratégias do mundo mobile, redes sociais e marketing de engajamento.

O universo da publicidade, apesar de ainda tentar retardar esse movimento, já entendeu que precisa trocar  o modo “comunicação em massa” pelo modo de ”content marketing” onde a mensagem é feita quase que organicamente para cada indivíduo e em momentos distintos de comportamento do mesmo usuário, em diversas plataformas e em diversos momentos do dia e da sua vida social.

Vídeos não são mais um meio de comunicação dos veículos para as pessoas, mas de pessoas para pessoas e de marcas paras pessoas. B2C, C2C e B2B e pode ir colocando outras letras aqui...

Estar presente nos vídeos e nas conversas com os fãs com seus valores, seus discursos e conceitos deixou de ser um ”nice to have” para ser uma necessidade absoluta para qualquer marca.

Os vídeos deixaram, há muito, de ser apenas uma propaganda ou uma ferramenta de branding, para serem de tudo um pouco: tutoriais, manuais, demos de produtos, dancinhas, memes, testemunhais, dicas de beleza, piadas inúteis, crianças abrindo caixas ou até um monte de chutes no ângulo (...graças a Deus, obrigado Pai, siiiiiu).

As transmissões e conteúdos de esporte, há muito, não são mais experiências de apenas uma via. As pessoas querem opinar, mudar ou referenciar o conteúdo (compartilhando com amigos), conversar com os criadores ou com as marcas. O conteúdo dos vídeos não pode apenas entreter o seu “espectador”, ele precisa representar quem os assiste. 

Hoje, com as oportunidades de redes sociais, apps e todas ferramentas digitais, o conteúdo dos vídeos pode atingir a personalização máxima. De pessoas, momentos e devices. Com isso, os conteúdos, ainda mais os esportivos, se tornam ferramentas muito fortes para conectar compradores e vendedores, serviços e assinantes  (pessoas engajadas com seu conteúdo compram mais).

No entanto, MAIS IMPORTANTE QUE ENTENDER DAS MÍDIAS E PLATAFORMAS, QUE CONHECER TUDO SOBRE SEU CONTEÚDO E QUE ENTENDER SEU CLIENTE.

É ENTENDER PROFUNDAMENTE O COMPORTAMENTE DE CONSUMO DE CONTEÚDO DO SEU CLIENTE EM CADA PLATAFORMA E NOS DIFERENTES MOMENTOS DO SEU DIA A DIA.

 

Fábio Machado de Medeiros

(Vice Presidente de Sports da Warner Media e fundador do Esporte Interativo)

 

Outras Notícias

Próximas Turmas

04 de Jun de 2025
à 04 de Jun de 2025

Escola Técnica

Licença UEFA

Online

ver mais

Online: 10 de Jun de 2025
à 18 de Jul de 2025

Presencial: 30 de Jul de 2025
à 03 de Ago de 2025

Licenças

Licença A - Preparador Físico

Semipresencial
Salvador/BA

ver mais

Online: 10 de Jun de 2025
à 18 de Jul de 2025

Presencial: 23 de Jul de 2025
à 27 de Jul de 2025

Licenças

Licença A - Preparador Físico

Semipresencial
Curitiba/PR

ver mais

17 de Jun de 2025
à 08 de Jul de 2025

Escola Técnica

Introdução à Análise de Desempenho

Online

ver mais
ver calendário completo
CBF Academy | IDP

Contato
cbfacademy@cbfacademy.com.br

Atendimento:
Das 10h às 19h

CBF Secured by Entrust SSL
Mapa do site
Calendários
Política de Privacidade Política de Cookies Termos de Uso

podemos
te ajudar?

CBF Academy | IDP

Fique por dentro de todo o conteúdo da CBF Academy. Cadastre-se e seja notificado a cada atualização.

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Cadastro realizado com sucesso!

Em breve você receberá novidades da CBF Academy em seu e-mail.

Agradecemos pelo cadastro!

Recuperação de senha

Olá,

Acesse o seu email cadastrado na plataforma para realizar a recuperação de sua senha.

A CBF Academy, utiliza cookies para o correto funcionamento deste site, bem como cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e para obter informações estatísticas e analíticas do site. Se quiser saber mais sobre cookies e sobre a possibilidade de você bloqueá-los ou se quiser informações sobre como usamos dados, acesse nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termos de Uso.

Logo CBF Academy
Logo IDP

Ainda não é aluno?

Inscreva-se em um de nossos cursos

Transforme sua paixão em profissão!

Acesse sua área

Bem-vindo(a)!

Antes de seguir, identifique-se:

Esqueceu sua senha? Clique aqui

Precisa de mais ajuda? Acesse nossa

Central de Atendimento

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail para receber instruções sobre como redefinir sua senha.

Precisa de mais ajuda? Acesse nossa

Central de Atendimento

Manipulação de dados

Aceito a manipulação de meus dados pessoais com base nos termos do Art. 5 da LGPD, lei 13.709/2018 (visualizar termo).

Arquivo inválido!


O arquivo selecionado ultrapassa o limite máximo permitido: . Seu arquivo: