Notícias
Por Dentro do Treinamento de Goleiros
O Goleiro é um dos personagens mais importantes de uma partida de Futebol, sendo o jogador que possui a responsabilidade final de evitar o gol do time adversário. Para além dessa tarefa, ele deve ainda entender de movimentação tática, dar uma boa, rápida e certeira saída para a bola, cobrir bem a zaga, entre outros. Tudo isso faz com que o treinamento desse profissional exija grandes competências por parte do preparador.
Se você tem interesse em saber mais sobre esta profissão, continue lendo!
Profissão Treinador de Goleiros, o que vamos ver nesta matéria:
- Qual a função do Treinador de Goleiros?
- O que faz o Treinador de Goleiros no dia a dia?
- Qual o impacto do trabalho do Treinador de Goleiros?
- Como me tornar um Treinador de Goleiros?
O Treinador de Goleiros é um dos profissionais mais importantes de uma comissão técnica em times de Futebol. Ele é responsável pelo bom desempenho e confiança de um jogador dos jogadores mais importantes do time. Por isso, deve ter um nível técnico elevado e muita bagagem.
Qual a função do Treinador de Goleiros?
O Treinador de Goleiros é um dos componentes das Comissões Técnicas, seja no Futebol Profissional ou em equipes de Categoria de Base, responsável pela preparação e formação dos Goleiros no que se refere às dimensões psicológica, estratégica, tática, técnica e física. Ele também atua como Auxiliar na Comissão nos aspectos relacionados à função do Goleiro.
O que faz o Treinador de Goleiros no dia a dia?
A rotina do Treinador de Goleiro abarca o planejamento, a preparação, a execução e a avaliação das sessões de treinamento relacionadas à função ou às quais os mesmos estão envolvidos, bem como a preparação dos jogadores para as partidas. Além disso, é o Treinador de Goleiro é responsável por avaliar os Goleiros nas diferentes dimensões do rendimento esportivo.
Qual o impacto do trabalho do Treinador de Goleiros?
O Treinador de Goleiros é componente indispensável na preparação e formação dos Goleiros no futebol contemporâneo. A função exige conhecimentos, habilidades e atitudes específicas dos profissionais pelas suas características e responsabilidades. Sem dúvidas, a função de Goleiros foi a que experimentou o maior desenvolvimento nos últimos cinquenta anos, modificando consideravelmente a maneira dos Goleiros atuarem no futebol em âmbito internacional. Vale ressaltar que a transformação mundial na forma de atuar e preparar os goleiros tem contribuição direta dos profissionais brasileiros, como a ação inovadora de Valdir Joaquim de Morais que fundou os alicerces para a consolidação e o reconhecimento dos profissionais no âmbito esportivo.
Como me tornar um Treinador de Goleiros?
Para se tornar um Treinador de Goleiros, é recomendado possuir graduação em Educação Física e se capacitar com cursos extracurriculares. A profissão de Treinador de Goleiros demanda muito conhecimento técnico e um planejamento adequado para aplicação de técnicas, metodologias e protocolos para gerar aumento na performance desportiva. O profissional deve entender sobre reflexos, coordenação motora e, principalmente, sobre os fundamentos da posição. Ter sido Goleiro pode contar positivamente e ser um diferencial para iniciar na profissão.
A CBF Academy possui um curso e duas licenças voltadas para o Treinamento de Goleiros que podem iniciar o profissional na posição. Mais informações em:
- A Escola Brasileira de Goleiros: https://cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/108-a-escola-brasileira-de-goleiros
- Licença - Treinamento de Goleiros nas Categorias de Base: https://cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/21-treinamento-de-goleiros-nas-categorias-de-base
- Licença - Treinamento de Goleiros no Futebol Profissional: https://cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/37-treinamento-de-goleiros-no-futebol-profissional